A Bruxaria e a Velha Religião


Saudações!
Hoje trago a vocês uma pequena entrevista muito interessante sobre a Velha Religião Italiana, retirado do site La Vecchia Religione.





Que relação tem entre a Bruxaria e a Velha Religião?

O termo Bruxaria é um nome popular que geralmente, há muitos séculos, define a nossa religião.
Decidimos em nos afastar deste termo porque estamos cansados de ser continuamente mal entendidos e discriminados por uma sociedade mal informada onde esta palavra ainda hoje gera muitos mal entendidos.

É suficiente consultar um dicionário qualquer para perceber isto, o meu por exemplo, diz: "prática ou operação de magia, geralmente ligada ao comércio com os espíritos do mal ou um ritual misterioso e sinistro".

Como se não bastasse, muitas vezes o termo Bruxaria é percebido ou usado como sinônimo de Magia, e isto gera ainda mais confusão, e até entre muitos aspirantes a praticantes que nos chamam, não porque estão atraídos pela nossa religião, mas porque querem praticar a Magia atraídos pelo que viram na televisão.

Com este pequeno exército de aspirantes bruxinhas e pequenos magos nós não queremos ter nada a ver, e insistimos em dizer isto.

Que relação tem entre a Wicca e a Velha Religião?

De nossa parte sem dúvida temos um grande respeito e solidariedade, pois fazemos parte da mesma grande família.

Pelo fato que somos italianos, simplesmente nós nos sentimos mais ligados as tradições originárias do nosso país e da área mediterrânea, ao invés das tradições originárias da área anglo-saxã.

Que relação tem entre o Paganismo e a Velha Religião?

Quando o cristianismo virou a ser a religião oficial do Império Romano, o termo Pagão foi utilizado para definir todos os infiéis, os não cristãos.

Um jeito simples e eficaz também para suprimir melhor qualquer outra identidade religiosa.

Historicamente e culturalmente então é errado, na minha visão, considerar o termo pagão como sinônimo exclusivo de politeísta.

Mesmo respeitando todos aqueles que até hoje em dia definem-se pagãos ou neo-pagãos e que também sentem-se orgulhosos em sê-los, nos recusamos e não aceitamos a utilização desse termo enquanto não representa absolutamente o nosso ponto de vista.

Que relação tem entre o diabo e a Velha Religião?

Simplesmente nenhuma relação.

O diabo sempre foi o melhor pretexto para desacreditar e destruir aqueles que pensavam diferente.

O diabo não faz absolutamente parte da nossa cultura, não acreditamos na existência do diabo e honestamente estamos até cansados em ser continuamente relacionados a esta entidade que historicamente e culturalmente não nos pertence.

Mas então por que o "casal Divino" muitas vezes na Velha Religião é representado por Lúcifer e Diana?

Porque na cultura da Velha Religião, cujo origens são pré-hebraicas, Lúcifer representa simplesmente um dos variados aspectos com a qual é representado o Grande Principio Masculino (assim como Diana muitas vezes representa o Grande Principio Feminino) e é uma Divindade absolutamente positiva, associada ao Sol e preposta ao dispensar a Luz do Conhecimento.

Nada a ver então com o mito do anjo rebelde ou com o diabo.

Vocês são uma seita religiosa?

Absolutamente não.

Infelizmente a maioria das pessoas tem o mau hábito de pensar que grupos religiosos numericamente inferiores são como seitas potencialmente perigosas para a sociedade e para os indivíduos que fazem parte delas.

Isto porque a maioria das pessoas, evidentemente, pensa que uma religião seja digna de ser considerada tal somente se tem milhares de seguidores.

Nós, preferimos a qualidade, do que a quantidade.

Quer dizer que não fazem proselitismo?

Exatamente.

Vocês são uma sociedade secreta?

Absolutamente não.

A maioria entre nós são simplesmente pessoas reservadas e discretas.

Quando a sociedade se demonstrar um pouco mais disponível conosco, facilmente esta exigência de sermos reservados cairá, e tenho certeza que muitos entre nós serão bem felizes ao poder finalmente exprimir-se em liberdade. Eu primeiramente.

Que relação tem entre a Velha Religião e as outras religiões?

Não comungar com as idéias alheias não significa estar contra estas idéias alheias.

A Velha Religião ensina o respeito das crenças alheias e o diálogo como instrumento para superar cada incompreensão e poder enfim conviver pacificamente com todos aqueles que pensam diferente de nós.

Não queremos convencer ou desacreditar ninguém, queremos somente sermos respeitados e sermos deixados em paz por viver e exprimir livremente aquilo cujo nós acreditamos.


Extraído do site La Vecchia Religione


Marcadores

10 anos de blog A Carga da Deusa A Carga do Deus A Deusa do Norte A magia das fragrâncias A magia dos metais A Pirâmide das Bruxas A Roda do Ano A Wicca de Cada Um Agradecimento Alquimia Altar Animais do Poder Animal Guardião Animal Totem Antiga Religião As faces da Deusa As leis da Wicca As responsabilidades na Wicca aulas Avalon Banimento Bem-vindos! Blog Bruxa de Blair Bruxaria Italiana Bruxas canal Casamento wiccan Castlefest Chuva de meteoros Círculo Mágico Como me torno um(a) bruxo(a)? Cozinha da Bruxa Crenças Dedicação Dia das Mães Dúvidas Eclipse Egrégora Elementos Encontro Aberto Wicca Ipatinga Encontro Social Pagão® Energias Ervas Estudos Eu sou Pagã Gatos Gerald Gardner Glantonbury Guia de estudos Wicca Guias Espirituais Handfasting Hemisfério Norte ou Sul Hermetismo Imagens pagãs Incensos Incensos e seus significados Iniciação iniciantes Inquisição Instagram Jan Duarte Livro das Sombras Livros indicados Lua Cheia Lua de Sangue Lua Sangrenta Mãe Terra Magia dos dias da semana Magia prática magias Margaret Murray Meditação Merlin Mitos e Lendas Natal Nomes Mágicos O 13º signo e o calendário wiccano O Alfabeto Theban O Deus de Chifres O Mito da Descida da Deusa O mito da Roda do Ano O poder do três vezes três O que é Wicca? O renascimento da Wicca O significado de Blessed Be Orações Oráculos Origens da Bruxaria Os Celtas Os Esbats Os Estudiosos e a Wicca Ouija Pagan Music Salt Lake Paganismo Panteão Brasileiro Panteão Celta Panteão Egípcio Panteão Grego Panteão Hindu Panteão Nórdico Panteão Romano Panteões Pedras e Cristais Planetas Poções Povos Nórdicos praticantes Princípio Criador Projeto Gaia Paganus® Receitas Reciclagem Reflexão Reportagem sobre Bruxaria Respeito Rituais e feitiços Rituais para o ano novo Ritual Rosário da Deusa Runas Sabbat Beltane Sabbat Imbolc Sabbat Lammas Sabbat Litha Sabbat Mabon Sabbat Ostara Sabbat Samhain Sabbat Yule Selena Fox Sexta-feira 13 Signos Símbolos Stonehenge Stregheria Tabuleiro Ouija Tempo Mágico Termos usados na Bruxaria Tradições Treze metas Valquírias Varetas Saxônicas Velha Religião videos vídeos Vikings Wicca Wicca e fantasia Wicca Ipatinga Wicca no Brasil Xamanismo YouTube