ALTAR - 20 IDEIAS INTELIGENTES

Imagem via Google

Você tem um pequeno apartamento? Você compartilha seu espaço com alguém que não respeita sua privacidade? Você prefere manter seu altar fora do caminho de olhares indiscretos, ou ser capaz de trazê-lo com você em qualquer lugar? Use algumas dessas ideias para criar um altar pagão que se encaixe nos menores espaços, seja portátil ou oculto à vista. 

ALTARES PORTÁTEIS

1) ALTAR BOX 

Pegue uma caixa de madeira de tamanho médio ou uma caixa de sapatos. Isso pode ser usado como um pequeno altar sobre o qual você pode montar suas ferramentas para orações e rituais e, o melhor de tudo, as ferramentas podem ser armazenadas dentro da caixa quando não estiverem em uso! Se você gosta, pinte o interior com cores e símbolos que você considera significativos. Algumas coisas boas para guardar são: um pequeno pano de altar (velhos guardanapos de pano são do tamanho perfeito), um pequeno bastão consagrado como uma varinha, um pequeno pentagrama plano, copos de bebida shot (ótimos para guardar sal, terra, água ou bebida ritual), um isqueiro, um pequeno saco de sal, incensos e velinhas de aniversário.

2) ALTAR DE CRISTAL

Pequenos cristais e pedras preciosas são facilmente transportáveis em um saco, e podem representar praticamente qualquer ferramenta de altar ou símbolo que você possa imaginar. Um pequeno quartzo pode ser usado como uma varinha ou faca ritual. Escolha uma pedra que esteja associada às suas divindades para simbolicamente representá-las, como pedra da lua para a Deusa e pedra do sol para o Deus. Cristais podem representar elementos: malaquita ou ônix para a Terra, cornalina ou rodonita para Ar, pedras de sangue ou lava para Fogo, e pérola ou coral para Água. Enrole seus cristais em um pequeno pano que pode usar como um pano de altar e amarre-os com uma fita, em seguida, carregue em sua bolsa ou porta-luvas.

3) ALTAR TAROT

Você pode manter um altar à mão se você apenas carregar um baralho de cartas de tarô. Use cartas diferentes para símbolos diferentes: O Imperador e a Imperatriz como Deus e Deusa, os ases de cada naipe para os quatro elementos e quaisquer outras cartas que você queira representar a observância ritual. 

ALTARES FIXOS DISCRETOS

4) ALTAR DE COZINHA 

Dedique uma prateleira em um dos seus armários como espaço para o altar. Isso ficará fora da vista de curiosos, mas poderá ser usado sempre que você quiser usá-lo. 

5) ALTAR EM UMA GAVETA 

Limpe uma gaveta. Forre com um tecido fino (pano de altar). Coloque itens não inflamáveis nela para seus símbolos religiosos, como uma pedra do fogo no lugar de uma vela, uma tigela de potpourri em vez de incenso. Puxe a gaveta para usar este altar pronto sempre que precisar.


6) ALTAR DE PAREDE 

Pegue uma placa representando sua divindade, como uma placa de parede de Green Man ou da Deusa. Pendure-o, junto com um candelabro (fogo) e uma pequena prateleira para abrigar suas outras ferramentas rituais. 

ALTARES ELEMENTARES:

7) ALTAR ÁGUA  

Se você tiver uma prateleira em seu banheiro, crie um altar para o elemento sagrado da água em um dos níveis da prateleira. Você pode colocar nele uma esponja do mar carregada e consagrada para absorver a negatividade (lavar e recarregar periodicamente), uma concha como uma representação dos Deuses e Deusas do oceano, e uma garrafa de sal marinho para adicionar ao seu banho de limpeza. Toda vez que você toma banho, pode usá-lo como uma oportunidade para homenagear o elemento sagrado.

8) ALTAR TERRA  

Encha uma caixa ou outro recipiente com terra. Adicione algumas plantas pequenas que você pode cuidar, algumas pedras e gravetos que você encontrou. Coloque um pedaço de toco de árvore, ou uma concha do mar sobre ele como um pentagrama ou para realizar oferendas. Ao orar ou meditar por coragem ou força, vá ao seu altar da Terra. 

9) ALTAR AR  

Faça uma coleção de penas encontradas em suas caminhadas na natureza. Pegue uma tigela pequena cheia de sal, areia ou arroz e coloque as penas nelas para que elas se levantem. Mantenha um pequeno bastão ou incensário de cone nas proximidades. Quando você desejar extrair energia do elemento Ar, acenda o incenso e ventile a fumaça em sua direção com uma pena.

10) ALTAR FOGO  

Em algum lugar da sua cozinha - ao lado do fogão, uma pequena prateleira, em cima do microondas - mantenha uma vela e um frasco de óleo de canela e um pau de canela (a canela é uma erva associada ao Sol). Quando você estiver ocupado cozinhando ou limpando a sua cozinha, reserve um momento para untar a vela com óleo e acendê-la, chamando a energia do fogo para ser canalizada através da chama e encher a cozinha. Use o pau de canela como uma varinha para direcionar essas energias. 

ALTARES QUE NÃO PARECEM ALTARES

11) ALTAR DESKTOP  

Mantenha um pequeno altar em sua mesa no trabalho sem chamar atenção. Obtenha uma pequena placa decorativa ou bandeja. Coloque nela uma representação de sua divindade que não seja óbvia: uma pedra, uma pequena planta, uma pequena estatueta que se parece com apenas outro enfeite de escrivaninha. Coloque nela uma vela decorativa para o fogo (mesmo que você não a use, você saberá que ela está lá), uma pedra para a terra, uma pena para o ar e uma concha para a água. Use um abridor de cartas como varinha ou athame. Mantenha um copo pequeno para uma bebida ritual no almoço, ou para abrigar uma mistura de água e sal que podem ser usados para purificar o seu espaço e você mesmo de negatividade quando estiver estressado.


12) STANG: 

Basicamente, um altar em uma vara. Pegue um ramo bifurcado e coloque-o em um vaso com areia. Pegue flores secas (terra), penas (ar), paus de canela (fogo) e conchas do mar (água) e pendure em um dos galhos. Pendure enfeites representando suas divindades também. Se bem feito, parecerá mais um elemento decorativo do que um altar.

13) ALTAR DE DEFUMADOR

Pegue um defumador ou difusor de essências perfumadas que use uma vela de chá em vez de eletricidade. Eles vêm em muitas formas e desenhos (luas crescentes, estátuas egípcias, fadas, animais), então escolha um que represente sua divindade para você. No local onde a vela vai, coloque uma pequena camada de sal (Terra). Coloque a vela (fogo) em cima dela. A água (Água) é adicionada à tigela com os óleos perfumados (sua oferenda ao Espírito) e, quando aquecida pela chama, cria vapor (Ar). Lá você tem o seu mini altar para usar durante pequenos ritos ou para meditação. 

DESENHOS ESPECIAIS DE ALTAR

14) ALTAR DE ABRIR E FECHAR 

Pegue duas grandes caixas de madeira e coloque-as uma sobre a outra, ambas as aberturas voltadas para você. Prenda as caixas uma à outra perfurando e usando um parafuso para prendê-las. Deve se assemelhar a uma pequena estante de livros. Tire a medida da altura e largura da estrutura e corte um pedaço de madeira ou placa cortada para servir de tampa. Use dobradiças para que a placa possa ser aberta e fechada quando precisar. Coloque uma pequena trava na parte superior para que, quando a placa estiver levantada, você possa prendê-la. Pinte o exterior da estrutura, enfeite com decoupage ou stencils. Dentro, guarde seus suprimentos rituais. 

15) ALTAR SUSPENSO 

Crie a mesma estrutura acima. Nos cantos superiores da placa, coloque parafusos ou ilhós. Prenda no ilhós uma corrente fina ou barbante. Deve ser longo e resistente para aguentar o peso. Em seguida, pendure a estrutura na parede. Quando você quiser usar o altar suspenso, simplesmente abra e a corrente ou o barbante segurará como uma prateleira.

16) ALTAR CRIADO MUDO  

Se você tem criado mudo (mesinhas do lado da cama) em seu quarto, basta guardar seus instrumentos dentro das gavetas junto com uma toalha de altar. Quando precisar usar, basta retirar, realizar o seu ritual e depois guardar. Simples e prático. 

ALTARES DE VEÍCULO

17) ALTAR NO CARRO  

Mantenha um pequeno altar no painel do seu carro para comungar com as divindades ao dirigir e para se proteger em viagens. Use pequenos pedaços de velcro para manter pequenas figuras ou pedras no lugar, pendure penas ou grânulos de energia do seu espelho retrovisor, queime incenso cone no seu cinzeiro.


18) ALTAR NA BICICLETA  

Se você anda de bicicleta com frequência, mantenha uma pequena cesta no guidão para um mini-altar. Encha com ferramentas não afiadas, como ervas secas, pedras e presentes da natureza que você encontra no caminho. Use-o para orar por proteção antes de sair de casa.

ALTARES DISFARÇADOS

19) ALTAR ESCONDIDO EM PLENA VISTA 

Um altar pagão pode estar no meio da sua sala e a maioria das pessoas não saber que é um altar. Monte seu altar em uma estante ou mesa usando castiçais decorativos, pequenos vasos de plantas e expressões artísticas e ninguém imaginará que seu prato de porcelana floral do século 18 é um pentagrama ou seu punhal medieval elaboradamente esculpido pendurado na parede é uma faca ritual.

20) ALTAR CAMUFLADO  

Se aqueles com quem você vive não sabem que você é pagão, ou não está aceitando crenças pagãs, você pode estabelecer um santuário usando as ferramentas e símbolos de outra religião para representar o seu altar. Lembre-se de que nenhuma ferramenta ou símbolo pertence a uma única fé ou tradição, o que eles representam para você é o que será importante. 
Por exemplo, se seus pais são católicos e você ainda não está pronto para dizer que começou a praticar o paganismo, peça uma estátua ou imagem da Mãe Santíssima ou de Santa Brigit (que, nos tempos pré-cristãos, era uma Deusa em vez de uma Santa) e coloque-a em sua cômoda. Cerque-a com suas velas. Pendure uma cruz celta acima dela - isto é, uma cruz de braço igual (às vezes cercada por um círculo). A cruz celta era originalmente um símbolo pagão, mas adaptada para uso cristão. Mantenha um conjunto de contas de rosário feitas de um cristal, pedra ou madeira carregada de magia. Em vez de usá-las para orações cristãs, use-as para meditar, cantar ou purificar objetos, envolvendo-as com as contas.


Traduzido por Wicca Ipatinga