O QUE É UM FEITIÇO?


Um feitiço é uma fórmula falada ou escrita que, quando usada em um ato de magia, tem a intenção de causar ou influenciar um determinado curso de eventos. A crença e o uso de feitiços são universais e têm sido parte integrante das práticas religiosas desde os tempos antigos. Os métodos variam de acordo com a cultura, mas todo trabalho mágico é baseado em ritual. 

Os feitiços estão intimamente relacionados às orações, que são rituais que consistem em um pedido aos deuses ou divindades (qualquer que seja a religião ou fé) por um resultado desejado. Envolve a visualização de um objetivo, uma declaração de desejo pelo objetivo e movimentos ritualizados de posições corporais (por exemplo, o arqueamento da cabeça, o aperto das mãos, o fechamento dos olhos, etc.). Na magia, os feitiços estão intimamente relacionados a vários métodos do poder da mente, tais como: visualização criativa, pensamento positivo e imagem positiva. Tudo isso enfatiza nossas imagens mentais do objetivo e nossa identificação com ele, a repetição de nossa intenção de atingir esse objetivo, a projeção de nossa vontade e um pedido aos espíritos, divindades ou à força divina em seu auxílio.

Esses tipos de feitiços são comumente usados em bases diárias, a simples iluminação de uma vela iniciando o processo ritual. Tais feitiços diários constituem magias menores, tais como: bênçãos, auto ajuda, pensamentos positivos e o envio de energias úteis de cura para os outros. Usado em bases diárias, não é necessário, portanto, empreender a tarefa pesada de um ritual de lançar o círculo completo.

Feitiços podem ser benéficos ou prejudiciais e podem ser trabalhados em pessoas, animais e natureza. Seus propósitos são ilimitados e incluem: cura, amor, dinheiro, sucesso, fertilidade, longevidade e proteção contra desastres, má sorte e o mal. Eles também podem ser usados para exorcizar fantasmas e espíritos, para a vitória na batalha, a verdade na adivinhação, o controle do clima e a realização de proezas sobrenaturais. Quando dirigido contra inimigos, os feitiços podem ser usados para causar doenças, destruição, perda de amor, impotência, esterilidade, fracasso e até a morte. Feitiços podem ser lançados para afetar o eu, ou direcionados para afetar outra pessoa. 

Um feitiço positivo é frequentemente chamado de bênção, embora termos arcaicos como feitiçaria e encantamento ainda sejam usados às vezes. Magias negativas são geralmente conhecidas como feitiços ou maldições. Um feitiço de ligação destina-se a evitar danos, evitar perigos ou impedir que alguém realize atos específicos (por exemplo, interromper um assassinato, impedir um estupro ou até impedir a propagação de fofoca). 

Na maioria das culturas, Bruxas, Feiticeiros, Magos e outros povos magicamente fortalecidos lançam feitiços benéficos e prejudiciais conforme a necessidade. No entanto, no paganismo e na feitiçaria contemporâneos, existe um conjunto de ética que proíbe o uso de maldições e feitiços negativos contra outro (ver a “ Wiccan Rede” e a “ Lei Tríplice”). A aceitabilidade das magias de ligação é dividida e é amplamente debatida em toda a comunidade. 

COMO FUNCIONA

Um ato maior de magia requer um ritual e um feitiço realizados dentro de um círculo construído apropriadamente. A magia consiste em palavras ou encantamentos (às vezes chamado de encanto ou runa); o ritual é um conjunto de ações realizadas enquanto as palavras estão sendo pronunciadas.   Os antigos egípcios acreditavam que as palavras eram tão poderosas que dizê-las traria o objetivo desejado. Palavras e nomes de poder eram vitais para a magia egípcia e tinham que ser pronunciados corretamente e com a entonação apropriada. Na magia ocidental, o nome supremo do poder é o Tetragrammaton, YHWH (Yah-weh ou Javé ou Jeová), o nome sagrado de Deus. 

Um ritual de conjuração de magia eleva poder e energia através de uma combinação de visualização, meditação, identificação, movimento do corpo e projeção da vontade. O sucesso de um feitiço depende da energia e poder de vontade levantados, juntamente com a habilidade na qual eles são focados e projetados. Palavras, cantos, canções e movimentos, objetos como ferramentas de ritual, efígies, bonecos, cordas e velas, bem como materiais como pergaminho, ervas, óleos e outros, facilitam o lançamento de feitiços. 

Na feitiçaria contemporânea, feitiços são executados dentro de um círculo mágico (veja Círculo Mágico). Muitos covens trabalham como parte de suas reuniões regulares, embora cada coven possa usar técnicas diferentes. Para começar, o objetivo de um feitiço é declarado e algumas bruxas o anotam. O ato de anotar o objetivo enfatiza as técnicas de pensamento positivo e ajuda a reforçar a força de vontade para atingir o objetivo. Qualquer preparação para o ritual é feita, como acender velas coloridas ou misturar ervas e óleos. Cada ação gera energia e aumenta a concentração de poder em direção ao objetivo.   

Nos rituais de feitiços de cura ou de amor, uma boneca de pano ou de pano cheia de ervas pode ser usada para identificar a semelhança do objeto da magia. Para ajudar na semelhança, o boneco pode ser marcado com o nome da pessoa ou com o signo astrológico, ou até mesmo recheado com cabelo pessoal ou recorte de unha retirado do objeto da magia. Uma fotografia da pessoa também pode ser usada. Se uma boneca ou boneco não estiver sendo usada, então uma imagem mental ou uma forma de pensamento é criada. Se o feitiço estiver sendo trabalhado por um grupo, todos devem concordar com a imagem e segurá-la firmemente em suas mentes. Poder e energia são então levantados por vários meios, incluindo: cantar, dançar, amarrar nós em cordas ou batendo palmas. Tambores, guizos e música também podem ser usados para aumentar o poder.  

As bruxas convidam forças superiores para trabalhar com elas na implementação de um feitiço.   Isso geralmente é algum aspecto da Deusa ou Deus junto com as forças dos elementos. Outras divindades podem ser chamadas cujos aspectos melhor se adequam à natureza do feitiço. Por exemplo, um feitiço de ganhar dinheiro pode ser direcionado para “Hermes”, o Deus da riqueza e aumento, da mesma forma para um feitiço de amor “Afrodite” poderia ser chamada.

Enquanto realiza o ritual, a Bruxa se foca na concentração intensa e força de vontade para alcançar o objetivo, e quando o poder psíquico e a energia que está sendo levantada estão no auge, ela é então liberada e direcionada para o objetivo enquanto visualiza e vê os resultados sendo alcançados.   Uma vez que o feitiço tenha sido completado, o ritual termina com uma limpeza psíquica para banir e ancorar quaisquer remanescentes de energia psíquica. Isso normalmente é feito com o ritual “bolos e vinho”, após o qual as divindades e elementos são agradecidos e o círculo desfeito.

Fontes: 
George Knowles
Rosemary Ellen Guiley.