SABBAT MABON



Mabon / Equinócio de Outono

O Sabbat Menor de Mabon é o último Sabbat do ano. Alguns consideram este Sabbat como a 2ª das 3 colheitas, com Samhain sendo a final, apesar de quê, muitos veem esta como a colheita final e não reconhecem o Samhain como um Festival da Colheita. O Sabbat de Mabon é um festival de colheita onde a Deusa é honrada e agradecida por todos os dons da vida que ela deu. Foi uma longa jornada para a Deusa e ela se cansou. Ela deu tudo o que pôde para seu povo e está ficando velha e murcha como as colheitas da Terra. O aspecto do Homem Verde do Deus amadureceu ainda mais e ele se tornou o Cornudo. Não é mais ele um Deus das colheitas, ele se tornou o Deus da Caça. O Grande Caçador nos guiará pelo inverno para que possamos ver outra primavera.

Nessa época, nossos ancestrais honravam os Deuses com atos de gratidão. Nosso povo se unia e dançava e cantava para os Deuses como faziam em todos os festivais. Foi nesse festival que dissemos adeus à metade do ano e acolhemos a aurora da metade escura. Fizemos preparativos para o inverno que viria e colocamos nossos negócios em ordem para que possamos nos sustentar enquanto o sol se afasta mais da Terra.

Nós, como pagãos modernos, devemos aproveitar esta época do ano para honrar os Deuses mais uma vez por tudo o que eles nos forneceram. Devemos ter tempo para agradecer pelas pequenas coisas que a vida nos deu, assim como as grandes. Devemos encontrar a paz dentro de nós e sermos consolados ao saber que fizemos tudo o que podíamos fazer. Nesta época do ano, vamos ser gratos aos Deuses e uns aos outros. Sem todos os nossos esforços juntos, não sobreviveríamos. A roda do ano nos ensinou que a vida está sempre girando para sempre em suas diferentes encarnações. Nenhuma encarnação é mais importante que a próxima. Eles são iguais como somos todos iguais. Devemos celebrar uns aos outros e à vida e aproveitar o que temos, sempre ansiosos por um futuro melhor.