O PODER DA MENTE

O Poder da Mente

A Magia começa dentro de nós, já está lá, um conhecimento intuitivo e uma capacidade instintiva que nos são transmitidos através de eras de reencarnações; ela fica lá no fundo da mente, esperando para ser usada. A mente precisa ser treinada nas técnicas de meditação, visualização, concentração e imaginação, se mais uma vez desejarmos usar essas habilidades esquecidas.

Meditação:

Dado o ritmo de vida da sociedade atual e as tensões e preocupações que a acompanham, é difícil para a maioria de nós obter alívio e deixar de lado nossos cuidados e problemas. A meditação é uma maneira de induzir relaxamento total e normalmente precede qualquer ato de Magia ou ritual. Vamos encarar; não podemos começar a trabalhar com Magia, o que exige nossa total concentração, se estivermos preocupados com as coisas cotidianas do mundo. A meditação também é o momento quieto em que liberamos nosso domínio da mente consciente e confrontamos nosso eu interior, ou através de nossa consciência psíquica comunicamos com as divindades.

Escolha seu tempo e local com cuidado, idealmente em algum lugar calmo e silencioso e onde você não seja perturbado. Talvez à noite, depois de todos irem dormir, ou de manhã cedo, antes que todos da casa acordem. Acenda uma vela em uma sala escura (branco ou azul simboliza espiritualidade e meditação. Consulte o tópico Velas). E queime incenso apropriado, se desejar (Lotus, Mirra ou Maracujá pode ajudar, mas use o que lhe parecer melhor. Consulte o tópico Incenso).
Sente-se confortavelmente em uma cadeira e aproveite o momento para saborear o ambiente, a vela acesa brilhando suavemente na escuridão, o perfume do incenso estimulando os sentidos, sinta e ouça a paz e a tranquilidade.

Relaxe o máximo que puder, esvazie a mente e não pense em nada, inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca; gradualmente, sua frequência respiratória diminuirá. Para aqueles que não tentaram esse exercício antes, é preciso tomar cuidado nesta fase, caso você caia no sono. Se você sentir o sono chegando, saia e comece novamente. À medida que sua freqüência respiratória diminui e ao inspirar, use sua imaginação para visualizar a paz e a tranquilidade que se aproxima, enquanto expira, visualize seu ódio, raiva, tensões e preocupações deixando o corpo e se dispersando. Sinta-se relaxando mais neste momento.

Agora podemos abrir a mente consciente, permitindo que ela se torne receptiva e alerta. Sua mente psíquica também se abrirá e a consciência aumentará cada vez que você praticar.

Chame os Deuses e converse com eles, discuta seus problemas e peça conselhos, ou olhe para si mesmo e veja o que pode encontrar. Depois de terminar de meditar, pode ser uma boa idéia registrar suas descobertas, os pensamentos, imagens e sensações que você experimentou, para que você possa retomar o assunto na próxima vez que praticar.

Visualização:

É provavelmente o aspecto mais importante de qualquer trabalho mágico. É o que usamos para guiar e direcionar o poder e a energia gerados durante o ritual e durante o uso da Magia. Todos nós temos a capacidade de visualizar, mas a maioria das pessoas o faz aleatoriamente. Talvez quando sentado no carro, enquanto preso em um engarrafamento, a mente voe e comece a se perguntar. Ou, quando sentados em uma sala de aula durante uma palestra chata, podemos começar a pensar nas coisas favoritas, vendo-as em nossas mentes enquanto o professor zumbe em segundo plano. Isso é visualização aleatória.

Para uso na Magia, precisamos treinar e controlar essa capacidade, para que possamos ver, segurar e moldar o que queremos ver e, em seguida, direcionar nossos poderes e energias para ela. Por exemplo, posso querer proteger minha casa contra invasores. Nesse caso, eu aumentava o poder pessoal enquanto mantinha em mente uma imagem da casa, depois visualizava um campo de energia circundando a casa, selando as portas e janelas. Do lado de fora da casa, posso imaginar a polícia prendendo os invasores. Dirijo então meu poder elevado e energizo a visualização, colocando-a em manifestação e deixando a proteção no lugar para fazer sua Magia.

Essa é a arte do controle de visualização, a capacidade de ver na mente o que não existe, de manter uma imagem inexistente ou de acontecer e moldá-la para que ela seja o que você deseja.
A visualização não é "o poder" ou "a energia", nem a cria por si própria, mais do que direciona o aumento da potência e energia para sua conclusão final.

Treinamento:

A visualização em si pode parecer fácil e é enquanto está sentado em uma cadeira, em um estado mental relaxado. Mas visualizar é apenas parte do processo de trabalhar com Magia. A parte difícil é manter a visualização com os olhos abertos, no centro do círculo, com as mãos e a mente ocupadas em manipular suas ferramentas e outras tarefas. É preciso um pouco de treinamento e prática para aperfeiçoar essa técnica.

Você pode começar incorporando alguns exercícios simples à sua prática diária de meditação. Enquanto ainda está relaxado, com os olhos fechados, visualize um objeto imóvel, algo familiar para você, como uma maçã, uma escova de dentes ou algo igualmente simples. Segure a imagem o máximo que puder, não permita que mais nada interfira e depois solte-a. Quando você puder segurar a imagem sem interrupção por cinco minutos, tente o mesmo exercício, mas com os olhos abertos. Isso é um pouco mais difícil, mas pratique diariamente e ele virá.

Depois que você conseguir isso, começaremos novamente. Visualize a mesma imagem, só que desta vez brinque com ela. Vire-o, veja-o crescer ou expandir-se, talvez mude suas cores e texturas ou tente vê-lo de diferentes ângulos. Quando você puder fazer isso, tente novamente, mas com os olhos abertos. À medida que você se torna mais experiente, pode incorporá-lo à sua vida ativa, tente fazê-lo enquanto estiver ocupado com coisas do cotidiano, como quando prepara o jantar ou lava a louça depois. Veja quanto tempo você pode manter a imagem em sua mente enquanto lava os pratos e outros itens.

O exercício final é visualizar uma imagem inexistente ou algo que você nunca viu antes. Use sua imaginação para criar algo, algo significativo para você, talvez. Uso um unicórnio branco prateado com asas, descendo um raio de sol em uma pitoresca clareira da floresta. O que quer que você use, veja-o como algo real em sua mente, faça-o tão real que você quase possa tocar e sentir. Segure a imagem o máximo que puder e depois solte-a.

Como nos outros exercícios, precisamos ser capazes de ver a mesma imagem com os olhos abertos e ocupados com outras coisas. Quando você puder fazer isso, está no caminho para usar a Magia.

O Eu (Self)

Aterramento e centralização:

Finalmente, uma nota de cautela para quem é novo no uso da Magia. A Magia começa dentro do Eu. Já está lá no fundo da mente, onde está ligado às nossas instalações mentais e energéticas. Ao trabalhar com Magia, você pode trabalhar com energia e forças poderosas. O uso repetido ou excessivo de Magia, sem o devido cuidado e atenção a si mesmo, esgota os recursos do Eu e pode levar a debilitantes dificuldades de saúde pessoal, como exaustão mental, dores de cabeça e enxaquecas, etc.

Para combater essas dificuldades, as bruxas usam uma técnica chamada "Aterramento e Centralização". Antes de qualquer ritual, trabalho mágico ou atividade divinatória, uma bruxa primeiro fará o Aterramento e a Centralização para aumentar os recursos do Eu, infundindo Poder Pessoal com Poder da Terra usando as técnicas já mencionadas acima. Essa técnica também pode ser usada para acalmar o medo, a ansiedade e a agitação.

Para fazer isso, coloque os pés firmemente no chão (algumas pessoas preferem fazer isso com os pés descalços, em pé na terra nua ou na grama, mas isso também pode ser feito sentado e independentemente de onde alguém esteja ou de como está vestido). Feche os olhos, deixe sua mente em branco e se estabilize. Inspire profundamente e solte-o lentamente, enquanto visualiza qualquer energia ou influência negativa retida que flui do corpo através dos pés e se dispersa inofensivamente no chão.
Inspire novamente enquanto visualiza energia positiva da 'Terra' sendo absorvida pelo corpo através dos pés. Repita esse processo até sentir que toda a sua negatividade foi liberada e a energia recebida tocou e infundiu todos os pontos do Chakra do seu corpo (essas são as sete zonas dentro do corpo que retêm energia, o assunto de outra lição, mais tarde). Agora você deve estar se sentindo calmo e energizado para começar seu trabalho mágico.

Quando o ritual ou trabalho estiver concluído, repita esse exercício para dispersar qualquer energia residual. A maioria das bruxas segue com um ritual de 'Bolos e Vinhos', comida e bebida para substituir e repor a energia gasta.

Depois que seu trabalho estiver concluído, deve-se seguir um período de auto-análises. Monitore cuidadosamente o assunto de sua Magia e registre suas experiências no seu 'Livro das Sombras'. Isso fornecerá informações valiosas para trabalhos futuros.

Compilado e escrito por George Knowles.
Traduzido por Viviane Lopes (Wicca Ipatinga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wicca Ipatinga desde 2005.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.