O QUE É WICCA?


Este primeiro tópico é o mais importante de todos, porque define e delineia o que é esta crença. Peço que leia atentamente e pergunte o que é necessário antes de continuar com os outros.
Se você está aqui é porque leu ou ouviu falar da Wicca por diversas fontes: internet, amigo, namorado(a), alguém da família ou da escola, enfim. O que importa é que te chamou a atenção e você ficou curioso(a) para saber mais a respeito das bruxas e da magia.
Então, vamos a algumas definições:

DEFINIÇÃO GERAL

A Wicca é uma religião moderna baseada nos ciclos e polaridades naturais. Seus seguidores acreditam que há dois princípios mantenedores do Universo: a força masculina e a feminina. Por isso, há duas divindades: Celebramos a Deusa e o Deus, podendo cultuar os diversos Panteões existentes.
Nossa religião é baseada no culto naturalista/duoteísta/politeísta. Isto é conhecido como "Modelo Tradicional de Ritos" que foi praticada na Idade Média, na Inglaterra.
Poderíamos também definir Wicca dizendo que é uma crença baseada em reverência para com a natureza e seus ciclos, o respeito por todas as criaturas e forças naturais do universo.

ORIGEM DA PALAVRA

A palavra anglo-saxã "Wicca" e "Wicce" são Wizard e Witch no Inglês moderno, respectivamente.
Wicca significa "wise people" ou "pessoas sábias".
Antropologicamente, o que é chamado de "Witchcraft" (Bruxaria) é o nome de práticas culturais sincréticas, ou folclóricas religiosas que sobreviveram à propagação do catolicismo em determinados locais onde os habitantes ainda retidos praticavam suas crenças ancestrais.

Gerald Gardner, com base em seu conhecimento de filosofia e antropologia, além de sua experiência em Magia, instituiu a nova religião, inspirado na prática da "Bruxaria", ou, como ele a chamava em suas obras e publicações, "a Wica" (reescrito como a moderna "Wicca").
Portanto, o que chamamos de Wicca Moderna ou Bruxaria Moderna teve seu início na década de 1950.
Podemos dizer também que a Wicca é um Caminho Espiritual, é uma Religião, é um Código de Honra, é um Modo de Viver e um Modo de Ser e de Interpretar o Mundo. Tudo isso. Cada pessoa se identifica de um modo diferente e se sente atraído pela Wicca por diversas razões.

Agora vamos analisar esses aspectos.

A WICCA COMO CAMINHO ESPIRITUAL

Essa crença contém um conjunto de princípios que se referem à espiritualidade das coisas, como sua energia é explicada, sua relação com os outros seres, seus códigos éticos e morais (por exemplo, somos todos compostos de energia, essa energia pode se mover, modificar, mas sempre para o bem).

A WICCA COMO RELIGIÃO

Ela é entendida como uma religião na medida em que se tem um conjunto de crenças em comum, porque as pessoas que praticam mantém uma ligação com a divindade, porque seus seguidores formam uma comunidade de interesses e laços em comum, porque tem uma estrutura consistente e definida, e mantém certas crenças sobre as divindades.

A WICCA COMO CÓDIGO DE HONRA

Praticantes e seguidores deste Caminho têm um Código de Honra claro e prático que os leva a ser pessoas melhores com eles mesmos e com a sociedade. É um conjunto de manifestações que são realizadas voluntariamente e que servem de base para o nosso comportamento com os outros.

A WICCA COMO UM MODO DE VIDA

A tolerância torna possível usar este Código de Honra como um modo de vida, como os princípios que governam nosso comportamento, sem ter que, necessariamente, ter sido iniciado. Você pode se simpatizar com a Wicca, aderindo às praticas como inspiração.

A WICCA COMO FORMA DE SER E INTERPRETAR O MUNDO

A Wicca não é apenas um conjunto de crenças sobre nossa relação com a divindade e o mundo espiritual, é também uma maneira de nos entendermos como seres humanos, todos diferentes, mas com coisas em comum que nos unem. Assim, podemos nos ver refletidos em certos aspectos, com certos costumes ou tradições, com certos sentimentos ou fenômenos, e através disso, entender o mundo a partir dessa perspectiva. Ou seja, o mundo vê uma bruxa ou um curandeiro ou um clarividente e isto é diferente de um cientista, um médico ou um físico. Porém, se olharmos com outros olhos, veremos novas ideias e teorias, encontrando assim, afinidades entre eles e pontos em comum.