ORIGEM DA WICCA


A Wicca é uma religião atual criada a partir de conceitos, rituais, divindades, etc.

A Wicca é uma vertente do Neopaganismo.

O Neopaganismo, ganhou força durante os anos 60, quando os jovens estavam insatisfeitos com rígidas religiões tradicionais. Eles buscavam uma união maior com o meio ambiente.

Muitos buscavam um relacionamento diferente com a divindade, com sua parte espiritual, buscavam um Deus benevolente e compreensivo, não juiz, nem punidor. Movimentos sociais da época, abriram comunicação com o mundo através de meios como filmes, séries, cultura pop, etc. O que levou muitos a atravessarem suas fronteiras para buscar religiões orientais e encontrar o Nirvana eles estavam esperando.

Eles encontraram conceitos totalmente novos e atraentes para suas necessidades de compreensão e amor.

Outros encontraram suas próprias crenças, praticadas por seus ancestrais em suas próprias terras, e encontraram histórias de repressão e violência contra grupos indígenas. Em todo o mundo houve um despertar para uma nova consciência de respeito e apreciação pelo passado, pela diversidade. Agora os Deuses já não lutavam para ver qual era a verdade, eles eram um, todos de diferentes raças, formas e manifestações, mas em sua essência e nos corações das pessoas, eles começaram a Unidade na Diversidade.

Foi assim que a história dos antigos Celtas, Galeses, Irlandeses e Bretões emergiu das casas dos avós para ganhar força nos jovens. Os velhos locais sagrados, como Stonehenge, foram estudados por arqueólogos e antropólogos que queriam reconstruir a vida dessas comunidades. Mas este aumento era aparente, os habitantes desta terra, de cidades francesas e da fronteira com a Espanha, por exemplo, permaneceram em suas tradições, em parte devido ao isolamento devido a sua geografia, em parte devido à falta de interesse dos governos em modernizar suas regiões e, em parte, pelo nacionalismo fervoroso e pelo caráter forte de seu povo.

Assim, os conhecedores das religiões antigas começaram a transmitir de geração em geração por via oral, sob a forma de histórias, lendas, tradições, canções, danças, etc. O antigo "paganismo" (nome dado pelos católicos aos que não praticavam sua religião) acordou de um sono profundo, dando lugar ao que conhecemos hoje como Neopaganismo, ou seja, uma combinação de ideias antigas (Celtas, Galesas, Bretãs, dentre outras) com o que é conhecido como New Age (a emergência da espiritualidade do novo milênio: Yoga, meditação, energia, aura, cura, terapias alternativas, etc.).

No entanto, durante esse despertar, o Neopaganismo foi dividido em várias vertentes, uma delas o "paganismo", ou seja, a crença nos antigos ritos sem dar mais nomes às deidades do que Deus e Deusa. Neste caso, os poderes e forças naturais não são representadas com qualquer face.

Outra das vertentes é a Wicca, que é igual ao paganismo, só que nela, as forças tomam os nomes e os rostos dos antigos Deuses Celtas.