OS PANTEÕES


Sempre que nós vemos algo relacionado às práticas da Wicca, uma das primeiras coisas que ouvimos falar é sobre as Divindades e os panteões. 

O que são Panteões?

Panteão é o termo que damos ao conjunto de nomes das divindades de um povo, ou seja, quando desejamos citar, por exemplo, os Deuses Gregos estamos falando sobre o Panteão Grego, e assim temos o panteão Egípcio, Nórdico, Celta, Romano, Hindu, e vários outros.
A palavra Panteão, etimologicamente, deriva de pan (todo) e théos (Deus), e significa, literalmente, o conjunto de Deuses de determinada região. Eventualmente, o termo "panteão" passou a significar tanto o conjunto de Deuses quanto o templo específico a eles devotado. 
Ou seja, Panteão pode ser tanto um local específico de culto a divindades, como podem ser várias divindades não necessariamente num templo.

E quando falamos de panteão, isso já remete à mitologia, que é o estudo dos mitos.

Os mitos são histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais etc. Cada cultura tem a sua visão disso.
A maioria dos mitos tem histórias relacionadas a coisas sobrenaturais ou a Divindades.
Essas figuras mitológicas estão presentes na maioria das religiões, sendo que cada religião mantém o seu mito, ou seja, sua Divindade ou Divindades de culto.

Na maioria das vezes as histórias sobre mitos ou divindades são contadas oralmente, passando de pais para filhos e depois, são escritas com base no que a história vinha contando ao longo do tempo por diversas pessoas.

Mas quem são esses mitos?

Existem vários mitos ou divindades que foram muito cultuadas e com o passar o tempo.
Algumas foram deixadas de lado enquanto outras passaram a ser mais cultuadas. 

Um bom exemplo de história que conta a respeito desses mitos é o livro A Odisséia de Homero, que  conta a história da mitologia grega, fala da trajetória dos mitos e divindades e faz com que a gente tenha noção de como era o convívio, por assim dizer, entre homens e Deuses.

Em suma, a mitologia está presente em todas as religiões e este conjunto de divindades é o que faz um panteão. Mas cada panteão é específico de cada povo, país, cultura, etc.

Exemplos:

Na Grécia existe o Panteão Grego:
Zeus, Afrodite, Ares, Ártemis, Athena, Cronos, Deméter, etc.

Em Roma existe o Panteão Romano:
Vênus, Minerva, Baco, Mercúrio, Netuno, Cibele, etc.

No Egito existe o Panteão Egípcio:
Anúbis, Rá, Bastet, Horus, Osíris, Isis, Néftis, etc.

No Brasil existe o Panteão Brasileiro:
Alamoa, Angoera, Araci, Coaraci, Iara, Jaci, Jurupari, Macunaíma, Tupã, Urutau, etc.

Não tem como eu falar aqui de todas as divindades e todos os Panteões, porque são muitos, muitos mesmo. Eu recomendo que vocês leiam livros sobre mitologia. Esses livros contém muitas publicações a respeito de divindades de diversos Panteões. Um livro que eu gosto muito de indicar é O Livro de Ouro da Mitologia, que engloba vários Panteões. 

Cada cultura tem o seu conjunto de divindades, ou seja, cada cultura tem o seu panteão. 
Essas divindades eram cultuadas somente na região onde elas surgiram e ao longo do tempo foram levadas a outros locais e passaram a ser cultuadas não só no lugar de origem, mas em diversos outros lugares.

Um exemplo muito comum do que a gente vê hoje é que aqui no Brasil nós vemos muitas pessoas cultuando o panteão Grego, mas nós não somos gregos, porém, este fato não nos impede de cultuar essas divindades, uma vez que elas estão presentes no todo.

Perguntas dos leitores:

Podemos ter imagens de vários panteões no altar?

Sim, pode. Você pode ter imagens ou representações de imagens de qualquer divindade que você tenha maior afinidade, por exemplo: Você tem afinidade com Athena, que é uma Deusa do panteão grego. E também tem afinidade com Balder, que é um Deus do panteão nórdico. 

Na minha opinião, deixar as duas no mesmo altar não tem problema, apesar de quê, eu acho que poderia ter uma divisória, tipo um altar com duas partes, enfim. Eu já vi muitos altares criativos, inclusive já vi estantes que foram feitas de altar, aí coloca uma imagem de um lado e a outra do outro lado na outra divisória, acho que assim ficaria melhor.

Ok, você tem duas divindades, uma masculina e outra feminina que possuem similaridades, ou seja, são justos, sábios e protetores, mas você não pode cultuá-los no mesmo ritual porque são de panteões diferentes. Mesmo tendo similaridades, eles tem origem em lugares diferentes e os cultos a eles são diferentes. Então colocá-los no mesmo altar para um ritual não faz sentido. Tem uma diferença aí, uma coisa é você deixar as figuras no altar e outra coisa é fazer um ritual com as duas juntas, isso não é aconselhável.

Eu tenho uma divindade que eu me identifico mais, mas eu não quero cultuar somente ela. Posso cultuar outras divindades também? 

Então, o certo a fazer é montar um altar específico para o dia do ritual e neste altar você coloca a representação da divindade que vai cultuar neste dia. Assim você deixa separado do seu altar fixo com a outra divindade de culto, que seria a principal, digamos assim. 

Por exemplo, você tem um altar para a Deusa Athena, que é grega, mas você quer celebrar um Esbat e neste ritual você quer harmonia no seu lar, então você escolhe cultuar a Deusa Bast, mas ela é egípcia, tem problema? Não. Só que você não vai usar o altar de Athena para este ritual. Você vai montar um altar específico para o Esbat da Deusa Bastet, fazer o ritual e desmontar o altar depois. 
Uma observação muito importante aqui: Uma divindade não é um brinquedo que você brinca e
guarda quando quer. Tem que agradecer e honrar sempre. Então só faça o ritual se realmente for necessário.



Os panteões fazem parte de quais Tradições na Wicca?

Quase todas. Não tem como eu dizer aqui quais são as Tradições existentes, porque sempre tem alguma Tradição sendo criada. A gente tem notícia das Tradições mais antigas, mas das recentes não. Mas praticamente todas as Tradições da Wicca adotam um panteão específico de culto, geralmente o grego, que é o mais comum, mas também existem Tradições que não se atém a um panteão específico. Eu conheço Tradições que trabalham com diversos panteões sem nenhum problema, mas dentro daquele parâmetro que eu comentei, não são cultuados no mesmo ritual, são rituais diferentes.
As Tradições dentro da Wicca que eu sei que não trabalham com panteões, são as da Wicca Tradicional (as mais conhecidas são a Gardneriana e Alexandrina). Eles cultuam divindades específicas e não são divulgadas, só quem está dentro destas Tradições é que sabe quem são estas divindades.

Quais panteões podemos relacionar com a Deusa Tríplice e o Deus Cornífero?

Olha, o mais comum é o Deus Cernunnos, do Panteão Celta. Mas existem outros Deuses que tem essa característica, tipo, homem forte, viril, caçador, com chifres de alce. Tem o Deus Pan, que é do Panteão Grego, Lupércus do Panteão Romano, enfim. 
Agora eu não estou lembrando dos nomes, mas tem vários Panteões que tem Deuses com chifres. 

Mas na minha maneira de pensar, esse nome “Deus Cornífero” ou “Deus de Chifres” é usado num sentido mais amplo, porque é claro que existem Panteões que não tem essa representação. Existem muitos Deuses que não tem chifres, então quando se diz Deus Cornífero pode ser que a pessoa esteja realmente falando do Deus com Chifres mesmo ou pode ser um nome genérico, digamos assim, um nome que é usado para representar o Deus como um todo. 
Enfim, o Deus é filho e consorte da Deusa Tríplice. 

E quem é a Deusa Tríplice? É a Deusa que nós cultuamos.

E ela pode ser uma Deusa de qualquer panteão. Esse nome “Deusa Tríplice” é a representação das faces dela, que são: Donzela, Mâe e Anciã. É relacionada com as fases da lua e também nos Sabbats, porque como eu já falei em outro áudio, a Deusa é Donzela, depois ela se casa ao Deus e fica grávida, que é a face Mãe e depois envelhece e se torna a Anciã, que é quando o Deus morre pra renascer da Deusa. Isso está explicado no áudio dos Sabbats. 

Quais são os panteões que devemos seguir na religião Wicca sendo a Wicca Eclética?

Qualquer um. Fica a seu critério. Você escolhe, porque se a prática é eclética, o próprio nome já diz, pode ser qualquer Panteão. Agora, no caso de você fazer parte de um Coven ou seguir uma Tradição, aí vai de acordo com os parâmetros daquela Tradição que você vai seguir. 

Por exemplo:
Se o Coven segue o Panteão Grego, então você vai cultuar somente divindades gregas.
Se o Coven segue o Panteão Nórdico, então você vai cultuar somente divindades nórdicas.
Se o Coven segue o Panteão Celta, então você vai cultuar somente divindades celtas.
Se o Coven é Eclético, então você vai cultuar divindades de diversos Panteões, sem se ater a somente um. Num Coven eclético, qualquer panteão pode ser cultuado sem nenhum problema. 

Na prática solitária, mesma coisa. Você pode seguir uma linha eclética e cultuar diversos panteões ou pode escolher somente um e cultuar as divindades de um panteão específico.

Eu espero ter esclarecido.

(Texto de Wicca Ipatinga)