OS GUARDIÕES DAS TORRES


Os Guardiões das Torres de Observação

Na Wicca fala-se muito sobre os Guardiões das Torres de Observação e, eventualmente surgem dúvidas.

Diante das perguntas feitas, decidi elaborar este texto explicando com as minhas palavras como é a visão dos Guardiões na Wicca. O intuito é esclarecer e responder a tantas dúvidas que surgiram a respeito destes Seres. Então, vamos lá:

- Quem são os Guardiões das Torres de Observação?

Como o próprio nome diz, eles são Seres que guardam as Torres de Observação (ou Torres de Vigia) dos 4 quadrantes: Norte, Leste, Sul e Oeste. A representação deles se dá pelos 4 elementos correspondentes aos quadrantes: Terra, Ar, Fogo e Água.

Em outras palavras, estes Seres são vigias. A única função deles é guardar/vigiar o entorno do Círculo Mágico Sagrado. Podemos até mesmo dizer que eles são uma espécie de guarda de segurança, pois eles guardam os portais entre os mundos e nos protegem para que nada de ruim aconteça enquanto estivermos dentro do Círculo Mágico Sagrado.

- Os Guardiões são Seres Elementares, Dragões ou Deuses?

Não. Não são Elementares, não são Dragões nem Deuses. Os Guardiões são Seres Espirituais. 

- De acordo com os Antigos Escritos:

Os Guardiões formam uma antiga raça que evoluiu para além das necessidades da forma física. Segundo algumas tradições, eles viviam, há um tempo, sobre a terra e pode muito bem ser a origem da lenda da antiga Atlântida ou da Lemúria. Em alguns mitos, diz-se que os Guardiões teriam uma ligação com o Antigo Egito. Nos mitos de iniciação egípcia, uma das frases-chave para acessar o templo era: “Apesar de ser um filho da Terra, minha raça vem das estrelas”.

Nos antigos Cultos Estelares da Mesopotâmia, havia quatro estrelas “Reais” (conhecidas como Senhores), as quais eram chamadas de Guardiões. Cada uma dessas estrelas “regia” um dos quatro pontos cardeais comuns à astrologia. Esse sistema único deve datar de aproximadamente 3000 AC. 

A estrela Aldebaran, quando marcava o Equinócio de Outono, mantinha a posição de Guardião do Leste. 
A estrela Regulus, marcando o Solstício de Verão, era o Guardião do Sul. 
A estrela Antares, marcando o Equinócio de Primavera era o Guardião do Oeste. 
A estrela Fomalhaut, marcando o Solstício de inverno era o Guardião do Norte.

- Posso invocar/evocar/chamar os Guardiões a qualquer momento para minha proteção? Se eu for assaltado ou tiver alguém me perseguindo ou até mesmo me sentir inseguro?

Não, pois a função deles é somente de guardar/vigiar o Círculo. Chamá-los sem que se tenha traçado o Círculo com o intuito ritualístico é um erro. 
O traçado do Círculo para um ritual é uma forma de se proteger contra entidades ou forças negativas que possam invadir o Círculo. Chamar os Guardiões para proteger o entorno do Círculo significa que eles vão vigiar e impedir que algo de ruim aconteça. 

- O que acontece se eu invocar/evocar/chamar os Guardiões sem ter traçado o Círculo?

Você vai causar um desequilíbrio nos portais. Os Guardiões deixarão seu local de vigia e as entidades poderão atravessar os mundos. Durante o chamado, eles se preparam para deixar seus postos, mantendo-os protegidos e ao mesmo tempo protegendo o Círculo do ritual. 

Ao chamá-los sem o Círculo, eles não terão tempo de se preparar, não terão um posto de guarda do Círculo, ficarão vagando pelo local e tudo ficará desprotegido.

Pense da seguinte forma:

Um guarda da prisão deixa o seu posto de repente, sem motivo, o que acontece? 
Os presos fogem.

- Posso pedir ajuda aos Guardiões em minhas orações e pedir a guarda/bênção em uma situação de perigo ou outra necessidade/medo/pesadelo/ruídos que eu ouvi, etc?

Não. Eles estão concentrados em suas funções de guardar/vigiar os portais entre os mundos e não podem se distrair com outras situações. Eles não são como os santos que você reza “Meu Santinho, me ajuda”, não. 
Pense neles como policiais em serviço. Você chamaria um policial porque está com insônia ou teve um pesadelo ou está com dor de barriga? Com certeza não.

No caso de traçado do Círculo, eles já se preparam para serem chamados, pois seus olhos e ouvidos atentos percebem quando estão prestes a serem chamados para proteger os 4 quadrantes do Círculo. Chamá-los fora deste propósito, como já disse antes, é um erro.

Se você precisa de ajuda e proteção, tenha uma Deusa ou um Deus de culto e solicite a ajuda Dele/Dela quando necessitar. As Divindades estão sempre disponíveis para nós, mas não se esqueça também de agradecer pela bênção recebida. 

- Podemos cultuar os Guardiões como Divindades e fazer um Altar para eles?
Não, porque eles não são Divindades.
Apesar de alguns mitos se referirem a eles como Divindades, mesmo na mitologia em que eles o são, ainda assim são Seres Guardiões e não podem ser cultuados pelo fato de que não podem jamais deixar seus postos de observação. 

Um exemplo de Guardião que também é um Deus, é Heimdall, um Deus Nórdico que guarda Asgard.
As únicas funções dele são estas:
1.Guardar a ponte Bifrost (um arco-íris ligando o céu à Terra).
2.Tocar o chifre Gjallarhorn, quando da aproximação do fim do mundo - o Ragnarök. 

Se Heimdall for cultuado, ele deixará o seu posto de vigia e aí vem as questões:
1.Quem vai guardar/vigiar a Bifrost?
2.Quem vai tocar o chifre anunciando o Ragnarök?
Ninguém, pois esta função é exclusiva dele e de nenhum outro Deus.

Este é um dos principais motivos de não cultuarmos nem criarmos altares para os Guardiões, pois eles são os vigias entre os mundos e seus olhos estão atentos aos 2 lados dos portais.

- Por que, ao nascer, o bebê pagão deve ser apresentado aos Guardiões e por que quando somos iniciados também somos apresentados a eles?

Mesmo com olhos e ouvidos atentos, os Guardiões são Seres desconfiados, afinal, são vigias e a sua função é manter a segurança entre os mundos.
O fato do bebê pagão ser apresentado a eles e o fato de um iniciado ser apresentado a eles também, é uma maneira de se obter a sua plena confiança.

Ao sermos apresentados aos Guardiões, eles irão nos ver como pessoas de confiança e respeito, desta forma, retribuirão este respeito e comparecerão quando os chamarmos ao Círculo, pois já nos conhecem.

Este também é um dos motivos para que não iniciados não os chamem, pois ainda não foram apresentados aos Guardiões.

Enfim, estas foram as principais questões levantadas e eu espero ter esclarecido. 

(Texto de Wicca Ipatinga) 

Esta postagem foi feita originalmente por Wicca Ipatinga em Julho/2014. Ao copiar, mencione a autoria.