SABBAT IMBOLC



Imbolc / Imbolg / Candlemas

O Sabbat de Imbolc é um Sabbat Maior e às vezes é chamado de “Festa das Luzes”. É nesta época do ano que o Deus do Sol está entre nós. É também a época em que a Deusa retorna como a Jovem Donzela. Este Sabbat significa o fim do inverno e o retorno da Vida e da Luz ao mundo. Este Sabbat também é conhecido por outros nomes, que são mais específicos do ponto de vista cultural ou tribal.

Esta é a época do ano em que as fertilizações são formadas, como a que existe entre a Deusa Donzela e o Deus Sol. Este é o mês de novos amantes e relacionamentos em desenvolvimento. Nós acendemos velas para os Deuses neste momento não apenas como um meio de “iluminar” o caminho deles de volta à terra, mas também para significar o vínculo sagrado entre o Deus Sol e a Deusa Donzela.

É hora de celebrar novos começos. Nesta época do ano alguns animais já deram à luz ao primeiro filho da estação, enquanto outras estão prenhas e as tetas estão cheias de leite. Em algumas áreas, era hora de começar a arar a terra para prepará-la para a primavera e abençoar as sementes que serão plantadas, assim como as ferramentas agrícolas que seriam usadas.

Esta é a estação para orarmos por proteção e prosperidade. Em algumas culturas celtas, os “bonecos” eram feitos de palha de trigo ou aveia e colocados em canteiros de flores brancas segurando varinhas com bolotas para significar a união dos aspectos jovens de Deus e como um meio de assegurar a prosperidade na próxima estação de plantio. Nesta época do ano as fogueiras foram apagadas e acesas para significar o fim do inverno e a chegada da primavera. As casas também eram varridas da frente para trás e a vassoura colocada na porta da frente para simbolizar a remoção do velho e o início do novo. Não importa os métodos usados para simbolizar essa união e o novo começo, a mensagem fica clara. Agora é a hora de se preparar, é a hora de se livrar do velho e dar as boas vindas ao novo, um tempo para celebrar a Vida.