SABBAT OSTARA



Ostara / Eostre / Equinócio da Primavera / Páscoa

O Sabbat Menor de Ostara é um festival de fertilidade. É a época do ano em que celebramos a esperança e a renovação. Este Sabbat, embora nem sempre celebrado por todas as culturas da Europa pagã, foi pelo menos reconhecido como o ponto de virada das estações. Agora era a hora de nossos antepassados plantarem suas sementes e pedir às divindades para torná-las férteis. Era o momento de “rezar” pela fertilidade de nosso rebanho para que tivéssemos comida para comer e animais para ajudar a cuidar dos campos.

Muitos costumes e símbolos deste antigo festival pagão sobreviveram através dos tempos e hoje são comuns entre os cristãos. Nossos ancestrais pintavam ovos de cores brilhantes e escreviam símbolos de fertilidade sobre eles e os enterravam. Talvez isso soe muito parecido com o costume de esconder os ovos de Páscoa para as crianças procurarem por eles. Não só este costume dos ovos continuou, mas até mesmo o moderno coelhinho da Páscoa tem suas raízes pagãs. A “Lebre de Março” é uma espécie de coelho que é noturna a maior parte do ano, mas em março, quando a estação de acasalamento começa, ela está correndo solta o dia todo. Uma crença de longa data na Europa é que a "Lebre de Março" foi um grande sinal de fertilidade e renascimento.

A Deusa germânica Eostre foi o homônimo para este festival entre o povo germânico. Uma vez poderia especular que o nome Páscoa vem como um derivado desta antiga Deusa. Como forma de tornar o povo pagão mais à vontade com a ideia de conversão ao cristianismo, a Igreja Católica colocou a “Páscoa” relativamente próxima desta data e também é uma celebração de esperança e renovação.

Embora a maioria de nós não seja mais fazendeiros, ainda celebramos este festival de fertilidade. Nossa necessidade de comida nunca mudou, apesar da nossa mudança na forma como a obtemos, e é nesse momento que rezamos por um ano abundante em todas as coisas. Oramos pela fertilidade da Terra para que ela possa nos sustentar novamente e oramos pela renovação de nosso espírito para que possamos avançar sempre em nossos esforços espirituais e mundanos. Como um sinal de honrar os Deuses, enfeitamos nossos altares com flores e ovos coloridos e fazemos nossas orações de agradecimento e prosperidade.