WICCA x BRUXARIA



Hoje em dia, quando alguém fala a palavra Bruxaria, logo pensamos na Wicca, porém, a Wicca não é única e exclusiva. Existem “N” vertentes da Bruxaria, a Wicca é apenas uma delas.

A Wicca foi estruturada como religião nos anos 50 por Gerald Gardner. Antes disso, as práticas da Bruxaria não eram consideradas como religião, apesar de ter cultos a divindades e outras celebrações, ainda assim não eram religiões estruturadas. Na verdade a Wicca nem era o nome da religião, as Wiccas eram as Bruxas que praticavam a Bruxaria cultuando as divindades. Foi Gardner quem decidiu colocar cerimônias para ter algo mais sério, uma religião propriamente dita.

Então, quando alguém diz que a Wicca é a religião dos povos antigos, está equivocado. A prática já existia antigamente, porém, só se tornou religião nos anos 1950, portanto, a Wicca é uma religião nova e recente.

Para mais detalhes, veja o vídeo:

Com esta informação, sabemos que existem muitas práticas de Bruxaria e também muitas vertentes da Wicca. Eu vou falar um pouco a respeito de cada uma de forma resumida.

A Bruxaria (não Wicca) é praticada no mundo todo em diversas formas. A maioria não é religião, muitas são Ofícios, ou seja, a pessoa trabalha como Bruxa e o seu sustento vem da Bruxaria. Mas nem todas são assim, muitos praticam seus rituais em forma de devoção a alguma divindade ou divindades e mesmo assim, não são consideradas como religião.

Alguns exemplos de práticas da Bruxaria:

- Bruxaria Hereditária/Familiar. É aquela passada de pais para filhos e as práticas se mantém dentro da família.
- Stregheria. É a Bruxaria Italiana, também chamada de Feitiçaria Italiana. Tem culto a divindades e tem também algumas influências cristãs.
- Bruxaria Tradicional. É anterior à Wicca e apesar de ter uma estrutura ritualística, não é considerada como religião por algumas de suas vertentes.
- Bruxaria Ancestral. É a que cultua divindades anteriores ao período histórico e que acredita no equilíbrio entre todos.
- Bruxaria Ibérica. É um ramo da Bruxaria Tradicional que cultua divindades ibéricas.
- Asatrú. É a que faz parte do culto aos Deuses Nórdicos.
- Druidismo. Não é Bruxaria, mas é uma vertente do Paganismo.
- Vodu. É uma religião muito praticada no Haiti, mas tem vertentes na África, nos EUA, principalmente em Nova Orleans, no Brasil e em outras partes do mundo.
- Bruxaria Natural. Muito praticada por pessoas que gostam de manipular ervas e plantas, como as benzedeiras, por exemplo. Muitas bruxas naturais são católicas.
- Existem também formas de Bruxarias incluídas em religiões de matriz africana e em outras religiões. Neste caso, a pessoa frequenta uma religião, mas pratica a Bruxaria de diversas formas.

Estes são só alguns exemplos. Não tem como enumerar todas, porque isso é impossível, mas estas são as mais conhecidas. Além destas tem milhares de outras práticas de Bruxaria.

Existem também muitos Bruxos que são 100% inspirados na Wicca, praticam toda a ritualística, mas não são vinculados à Wicca, ou seja, não são iniciados. São Bruxos independentes com suas próprias tradições.

(Texto de Wicca Ipatinga)