WICCA x SATANISMO



Uma questão sempre levantada é sobre os satanistas. Os seguidores de Satã muitas vezes se referem a si próprios como Bruxos, isto causa certa confusão, pois os wiccans são bruxos e utilizam o pentagrama, sendo confundidos com outros praticantes de outras vertentes, principalmente os seguidores de Satã, cujo termo correto para estes seguidores é simplesmente satanista.

Nos primeiros tempos do Cristianismo, a regra da Igreja era muito dura. As pessoas comuns (fazendeiros, servos, empregados) tinham sua vida duramente governada pela igreja. Eram muito poucas as coisas que podiam fazer, muito era proibido. Até a vida sexual dos casados era estritamente regulada. Esse regulamento de vida atingiu um estagio tal que houve, na verdade, uma rebelião.

Algumas pessoas achando que não ganhavam nada ao rezar para um Deus supostamente bom, decidiram que tentariam o oposto rezando então para Satã. É duvidoso se suas vidas melhoraram, mas pelo menos tiveram alguma satisfação ao se opor às regras da Igreja. Então o Satanismo veio a ser o inverso, uma negação do Cristianismo.

Todo conceito de uma divindade completamente maligna, Satã, era realmente desconhecida dos povos pré Cristão. Nas religiões mais antigas os Deuses eram muito mais humanos, como bons e maus humores. Consequentemente, não havia necessidade de um ser totalmente mau. Mas a ideia Cristã de um Deus totalmente bom precisava de uma entidade dessas; é impossível ter o “branco” a menos que você tenha o “preto” como contraste.

A ideia, na verdade, teve origem na Pérsia no século VII antes da era Comum e foi mais tarde utilizada pelo Cristianismo. Existe, então, uma ligação maior entre o Cristianismo e Satanismo do que entre a Bruxaria e o Satanismo.

Em meio às diversas polêmicas que compõem o tema do satanismo, alguns pontos não ficam totalmente esclarecidos. Por exemplo, a representação de uma cabra com corpo humano encontrada nos cultos do satanismo religioso é denominada Baphomet, que já era conhecida desde os tempos pré-cristãos. Portanto, não possui nenhuma relação com o demônio conhecido no cristianismo. Para os satanistas, Baphomet é uma energia da natureza que os motiva a conseguir seus objetivos. Neste caso, a cabra com corpo humano e asas simboliza força, fertilidade e liberdade, características muito valorizadas pelos povos pagãos.

O pentagrama é um símbolo encontrado originalmente nas culturas pré-cristãs com diversos significados. No caso do satanismo religioso, é utilizado com duas pontas voltadas para cima, simbolizando a face de Baphomet.

A origem da cruz invertida nos remete a São Pedro, que não se julgava digno de morrer como Jesus e pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Este símbolo é encontrado na Basílica do Vaticano, no trono ocupado pelo Papa, etc. Porém, a Cruz invertida também foi adotada por grupos que se intitulam satanistas ou anticristãos.

(Fonte: Nyneve Witch)